Formato Da Disputa

NASCAR Brasil está repleta de novidades para o calendário, que conta com oito etapas e 18 corridas, em oito diferentes circuitos brasileiros.


Confira abaixo as principais:


Premiação aos pilotos -Ao todo, R$ 500 mil serão distribuídos aos 10 melhores colocados em cada corrida e estes formarão uma bolsa de valores para serem premiados ao final da temporada, após as 14 corridas (12 do campeonato brasileiro e 2 do Special Edition). Além disso, os campeões serão laureados na cerimônia de premiação da NASCAR Awards, nos Estados Unidos, a cada temporada.


Descartes - Na soma total de pontos, será considerado apenas um descarte no torneio Special Edition e um no campeonato Brasil, que englobam a tabela Overall.
Divisões - A classificação dos pilotos segue da seguinte maneira: NASCAR Brasil e categoria Challenge

Desde 2023, os ‘rookies’ (pilotos estreantes) também serão segmentados e premiados em cada uma das classes, em vez de juntar todos numa única tabela.  

Regras NASCAR - Algumas das regras americanas presentes nas pistas brasileiras. São elas:

– Fila indiana dupla: tanto as largadas das provas, como as relargadas após o Safety Car, serão realizadas neste formato e em movimento;
– “Lucky Dog”: procedimento que possibilita ao primeiro dos pilotos com uma volta de desvantagem a ficar na mesma volta do líder, aplicado uma vez por corrida quando acionado o Safety Car. Na manobra, quando autorizado pelo diretor de prova, o piloto beneficiado, deverá se posicionar atrás dos demais competidores que esteja na mesma do primeiro colocado, ficando em último nesta fila;
– Não finalizar em Safety Car: haverá autonomia ao diretor de prova para estender a corrida em uma ou duas voltas nas provas, previstas para terem duração de 25 minutos mais uma volta.


Intercâmbios - A troca de conhecimento entre brasileiros e americanos é outro destaque nas mudanças do Campeonato. Jovens de 16 a 22 anos serão selecionados para participar o programa “Drive for Development” da NASCAR Academy Internacional Driver. A super seletiva pode premiar o vencedor com uma temporada completa em uma das categorias de base da NASCAR Internacional.

A primeira visita, parte deste programa com um grupo de jovens pilotos da NASCAR Brasil, aconteceu nos dias 15 a 22 de fevereiro de 2023 nos Estados Unidos, juntamente com a programação do Daytona 500, além da oportunidade única de testarem um carro da NASCAR no lendário circuito de New Smyrna na Florida.

Permanece a troca de experiência comercial, na área de marketing, técnica e desportiva entre as equipes brasileiras e times americanos é mantida. Essa possibilidade também é estendida aos patrocinadores dos pilotos para participarem de eventos da própria NASCAR, nos Estados Unidos.

Dentro destes planos, a cada temporada, três pilotos da NASCAR Brasil serão selecionados para participar do E-NASCAR Internacional, o campeonato oficial de E-Sports da categoria. Na primeira experiência, o piloto Arthur Gama disputou uma das etapas no mês de dezembro representando o Brasil na prova virtual.


Provas diferenciadas - Para as atrações da temporada, o destaque fica com a “#GuestRace” que volta ao calendário da categoria depois de três anos, no qual prevê a participação de um dos competidores da NASCAR americana para compor o grid junto com os demais titulares em 2023.

Outras etapas especiais que foram consagradas em mais de uma década de Sprint Race e na GT Sprint Race, estarão presentes neste calendário. Entre elas, a “#SuperPole” (Q2), sistema de qualificação destinada apenas para os cinco pilotos mais rápidos, os quais têm somente uma volta independente; a tradicionalíssima “#NightChallenge”, corrida noturna; a corrida “oval”, no anel externo do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia; além da “#MatchPoint”, com 75 pontos em jogo num único fim de semana.

 

COMPETIÇÕES

Durante a temporada 2024 da NASCAR Brasil serão disputados:

— Campeonato brasileiro: compreendido por seis das oito etapas do calendário, pontuando com duas provas válidas por evento;

— Special Edition: torneio composto por duas etapas, de regulamento exclusivo, contando pontos nas três provas válidas de cada final de semana, nas quais as duas primeiras definem o grid da prova final. Neste, cada carro pode disputar com um piloto ou em dupla, respeitando as inscrições originais de suas divisões;

— Overall: tabela de pontuação que soma os dois campeonatos.