Formato Da Disputa


NASCAR Brasil está repleta de novidades para o calendário, que conta com oito etapas e 18 corridas, em seis diferentes circuitos brasileiros.
Confira abaixo as principais:
Premiação aos pilotos -Ao todo, R$ 500 mil serão distribuídos aos 10 melhores colocados em cada corrida e estes formarão uma bolsa de valores para serem premiados ao final da temporada, após as 14 corridas (12 do campeonato brasileiro e 2 do Special Edition). Além disso, os três campeões (um por divisão) serão laureados na cerimônia de premiação da NASCAR Awards, nos Estados Unidos, a cada temporada.
Descartes- Na soma total de pontos, será considerado apenas um descarte no torneio Special Edition e um no campeonato Brasil, que englobam a tabela Overall.
Divisões- A classificação dos pilotos segue da seguinte maneira:
– PRO: para pilotos profissionais;
– PROAM: para piloto ou duplas com carteira PGC-B, com experiência ou título no kartismo nacional e na Sprint Race (GP ou AM), entre outros;
– AM: para pilotos de 27 anos ou mais e pilotos convidados pelo promotor.
O que muda, a partir deste ano, é que os ‘rookies’ (pilotos estreantes) também serão segmentados e premiados em cada uma das classes, em vez de juntar todos numa única tabela.
Regras NASCAR- Algumas das regras americanas presentes nas pistas brasileiras. São elas:
– Fila indiana dupla: tanto as largadas das provas, como as relargadas após o Safety Car, serão realizadas neste formato e em movimento;
– “Lucky Dog”: procedimento que possibilita ao primeiro dos pilotos com uma volta de desvantagem a ficar na mesma volta do líder, aplicado uma vez por corrida quando acionado o Safety Car. Na manobra, quando autorizado pelo diretor de prova, o piloto beneficiado, deverá se posicionar atrás dos demais competidores que esteja na mesma do primeiro colocado, ficando em último nesta fila;
– Não finalizar em Safety Car: haverá autonomia ao diretor de prova para estender a corrida em uma ou duas voltas nas provas, previstas para terem duração de 25 minutos mais uma volta.
Intercâmbios- A troca de conhecimento entre brasileiros e americanos é outro destaque nas mudanças do Campeonato. Jovens de 16 a 22 anos serão selecionados para participar o programa “Drive for Development” da NASCAR Academy Internacional Driver. A super seletiva pode premiar o vencedor com uma temporada completa em uma das categorias de base da NASCAR Internacional. A primeira visita, parte deste programa com um grupo de jovens pilotos da NASCAR Brasil, aconteceu nos dias 15 a 22 de fevereiro nos Estados Unidos, juntamente com a programação do Daytona 500, além da oportunidade única de testarem um carro da NASCAR no lendário circuito de NEW SMYRNA na Florida.
Haverá troca de experiência comercial, na área de marketing, técnica e desportiva entre as equipes brasileiras e times americanos. Essa possibilidade também será estendida aos patrocinadores dos pilotos para participarem de eventos da própria NASCAR, nos Estados Unidos.
Dentro destes planos, três pilotos da NASCAR Brasil serão selecionados para participar do E-NASCAR Internacional, o campeonato oficial de E-Sports da categoria. Na primeira experiência, o piloto Arthur Gama disputou uma das etapas no mês de dezembro representando o Brasil na prova virtual.
Provas diferenciadas - Para as atrações da temporada, o destaque fica com a “#GuestRace” que volta ao calendário da categoria depois de três anos, no qual prevê a participação de um dos competidores da NASCAR americana para compor o grid junto com os demais titulares em 2023.
Outras etapas especiais que foram consagradas em mais de uma década de Sprint Race, estarão presentes neste calendário. Entre elas, a “#SuperPole” (Q2), sistema de qualificação destinada apenas para os cinco pilotos mais rápidos, os quais têm somente uma volta independente; a tradicionalíssima “#NightChallenge”, corrida noturna; a corrida “oval”, no anel externo do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia; além da decisiva “#MatchPoint”, com 75 pontos em jogo num único fim de semana.
COMPETIÇÕES
Durante a temporada 2023 da NASCAR Brasil serão disputados:
— Campeonato Brasil: compreendido por seis das oito etapas do calendário, pontuando com duas provas válidas por evento;
— Special Edition: torneio composto por duas etapas, de regulamento exclusivo, contando pontos nas três provas válidas de cada final de semana, nas quais as duas primeiras definem o grid da prova final. Neste, cada carro pode disputar com um piloto ou em dupla, respeitando as inscrições originais de suas divisões;
— Overall: tabela de pontuação que soma os dois campeonatos.
Descartes: na soma total de pontos da tabela, será possível apenas dois descartes, o do pior resultado – um no torneio Special Edition e outro no Campeonato Brasil
DIVISÕES
A classificação dos pilotos segue da seguinte maneira:
— PRO: para pilotos profissionais;
— PROAM: para pilotos ou duplas com carteira PGC-B, com experiência ou título no Kartismo nacional e na Sprint Race (GP ou AM), entre outros;
— AM: para pilotos de 27 anos ou mais e pilotos convidados pelo promotor.
O que muda, a partir de 2023, é que os ‘rookies’ (pilotos estreantes) também serão segmentados e premiados em cada uma das classes, em vez de juntar todos numa única tabela a parte.
REGRAS NASCAR
Algumas das regras das americanas no campeonato NASCAR foram incorporadas ao regulamento da competição e serão implementadas pela primeira vez nas pistas brasileiras da categoria. São elas:
— Fila indiana dupla: tanto as largadas das provas, como as relargadas após o Safety Car, serão realizadas neste formato e em movimento
— “Lucky Dog”: procedimento que possibilita ao primeiro dos pilotos com uma volta de desvantagem a ficar na mesma volta do líder, aplicado uma vez por corrida quando acionado o Safety Car. Na manobra, quando autorizado pelo diretor de prova, o piloto beneficiado, deverá se posicionar atrás dos demais competidores que estejam na mesma do primeiro colocado, ficando em último nesta fila, cabendo às autoridades da prova coordenar com a cronometragem o novo posicionamento deste piloto.
— Não finalizar a prova em Safety Car: O Diretor de Prova terá autonomia para estender a corrida de forma que não encerre a disputa em bandeira amarela e com o Safety Car em pista. As provas, previstas para terem duração de 25 minutos mais uma volta, poderão ser esticadas em até duas voltas a mais, de acordo com a necessidade e com a anuência da direção de provas, que analisará as possibilidades e variáveis gerais para tal procedimento.